Patrulha agrícola

By 13 de agosto de 2018Municípios

Ajudando o homem do campo em Caxias do Sul

A produção rural de Caxias do Sul ganhou mais um reforço para fortalecer ainda mais seus produtores. A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) recebeu novas máquinas e equipamentos agrícolas cedidos pelo governo do estado.

O município recebeu um trator 4×4 – 100 CV e dois kits ensilagem, que serão utilizados para a produção de silagens. O kit é formado por quatro equipamentos: segadeira, carreta agrícola, ensiladeiras e distribuidor centrífugo. Esses equipamentos serão acoplados ao trator agrícola para a execução das etapas do processo de ensilagem, como a distribuição de adubo, colheita, processamento e transporte, entre outros.

A produção de silagem é uma das alternativas para o produtor rural atravessar os períodos mais críticos da falta de pasto nativo. Essa prática tem sido cada vez mais comum para manter a disponibilidade de alimentos para os animais em todas as épocas do ano, principalmente no inverno.

A titular da Smapa, Camila Sandri Sirena, reforçou a importância da nova aquisição. “Esses novos equipamentos vão acrescentar muito em todo o trabalho realizado em Caxias. Além de facilitar a produção rural, será possível fornecer inúmeros serviços a baixos custos, para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos produtores”, avaliou.

Patrulha

A Smapa possui tratores, retroescavadeiras e outros equipamentos agrícolas que podem ser utilizados ou disponibilizados para os produtores rurais do município, com valor de hora subsidiado. Esse programa possibilita o acesso dos produtores a inúmeros serviços por valores mais acessíveis, como a preparação de solo, encanteiramento, plantios, silagem, melhoramento do campo nativo, entre outros serviços.

O uso dos tratores é autorizado conforme demanda em cada propriedade e o serviço conta com orientação dos técnicos da secretaria em todos os períodos da colheita.

Darci Ribeiro de Freitas, produtor de leite de Sebastopol, em Vila Cristina, utiliza o serviço para produção de silagem há mais de dois anos. “Sem essa ajuda, ficaria difícil para nós colhermos o milho. O aluguel das máquinas é mais barato e esse apoio nos ajuda muito”, afirmou.

Leave a Reply